Ecumenismo

O ecumenismo – na nossa perspectiva – é compreendido em seu sentido mais amplo, como um movimento, uma ação: a busca por se construir uma casa comum (oikoumene) realmente justa e sustentável para todas as pessoas e a criação.

O ecumenismo, assim, acontece como uma posição prática e cotidiana, que resulta em uma incidência política orientada pela justiça e a alteridade, no sonho por se viver “outros mundos possíveis”. 

Ser ecumênica (o), portanto, é um compromisso, uma mística, que acontece em três dimensões: 

  1. a unidade intra-religiosa, em que se busca construir uma interação e respeito no interior de cada tradição religiosa e comunidade de pertença (ex.: a unidade das cristãs e dos cristãos); 
  2. a unidade inter-religiosa, em que se procura estabelecer pontes de diálogo, fraternidade/solidariedade e interação por ações transformadoras entre pessoas de distintas vivências de fé;
  3. a unidade na luta pela justiça, paz e integridade da criação. 

Desse modo, o ecumenismo proposto e vivido pela REJU vai além do diálogo cristão e institucional, integrando jovens de distintas expressões de fé e espiritualidades,  com e sem vivências religiosas, falando desde distintos lugares e diferentes modos de viver e atuar no mundo.

Daniel Souza
da Reju [Rede Ecumênica de Juventude]